26 de abr. de 2016

Celebrar as pequenas vitórias

Depoimento de Renato Duarte, paciente da Central de Fortaleza/CE






(camisa rosa)



(camisa listrada)































Oi, sou o Renato Duarte, paciente da Central da Obesidade de Fortaleza/Ceará. Fiz a cirurgia bariátrica no dia 31.07.2015. Tenho 9 meses de operado.

Realizei a cirurgia pesando 172 kg, e hoje, estou pesando 118 kg. Já foram eliminados 54 kg, para nunca mais voltarem a minha vida.

A vida após a cirurgia bariátrica é outra, falar que foi fácil, durante esses 9 meses, eu estarei mentindo, é uma luta diária, mas a certeza da vitória é certa, vários obstáculos superados e uma nova descoberta a cada amanhecer.

Antes da cirurgia tinha uma vida totalmente sedentária, sem atividades físicas, com total indisposição. Hoje sou outra pessoa, hoje sou feliz! Indico a cirurgia para todos obesos que ainda não despertaram para ver a real necessidade dessa cirurgia. Antes não me via gordo, mas as comorbidades vão aparecendo, aí a ficha cai, e é hora de acordar e ver a realidade. Vai muito além de uma roupa que não servia, de uma catraca que eu quase não passava mais, nunca dei bola para isso.

Mas sim, todo dia eu me lembro de tudo que passei por estar obeso, e me dar forças para não desistir tão cedo. Gostaria de agradecer primeiramente à Deus, pela minha vida e pela oportunidade de nascer novamente, pois sem Ele nada disso seria possível. Agradecer todo o apoio da minha família, em especial à minha mãe, por estar sempre ao meu lado e me acompanhar desde o pré-operatório até hoje, me aconselhando, levantando minha autoestima e me ajudando a superar todos os desafios da vida. E não podia deixar de agradecer a toda equipe da Central da Obesidade, a equipe Multidisciplinar da Hapvida MedPrev Fortaleza, e aos meus irmãos de grampo, estamos juntos nessa batalha.


“Quero renascer das minhas próprias cinzas e lutar contra minhas fraquezas. E sempre celebrar as pequenas vitórias.”

Um comentário:

Unknown disse...

Feliz por você, estarei fazendo minha cirurgia agora dia 29/04/16, sei que vai dar certo como a sua está dando...