24 de ago. de 2016

Voltei a viver!

Depoimento de Manu Gonçalves, paciente da Central Salvador/BA


















































É chocante para mim ver essas fotos. Não imaginava que estava assim antes da bariátrica. Como foi difícil tomar a decisão de mudança, mas consegui com muita ajuda de meus familiares, alguns amigos e a equipe médica da Central da Obesidade.

Muitos olhavam para mim e diziam: você tem o rosto lindo só precisa emagrecer. Eu tinha muita raiva quando ouvia isso porque parecia que era fácil emagrecer, mas era uma luta naquela época.

Operei em 18.12.2014, em Salvador, no Hospital Sagrada Família. Operei com 125 kg e hoje estou com 80 kg.

Eu já estava sem querer sair de casa, me sentia mal direto, com falta de ar, dores no joelho, não sentia nem vontade de me arrumar. Praia então só em sonho. Não queria conta com espelho...

Um dia minha irmã teve uma conversa séria comigo, me convenceu a marcar a consulta com Dr. Carlos Mello. Aí foi minha derrota. Ele me disse que eu era obesa. Não queria aceitar, mas saí dali com a certeza do que eu queria: uma verdadeira mudança.

Quando fui na reunião (Palestra Mensal da Central) não me restou dúvida, era o que eu queria. Uma luta para conseguir os laudos, consultas com os médicos, liberação de exames... foram 10 meses de sofrimento. Por várias vezes pensei em desistir, mas minha família não deixou.

Hoje, só tenho realmente o que comemorar. Foi difícil. Não é fácil como muitos pensam. Abri mão de muita coisa, mas hoje posso dizer: Valeu a pena!

Que essas fotos venham ajudar outras pessoas a se conscientizar que a obesidade é uma doença e precisa ser tratada.

Obrigada a meu Deus, em primeiro lugar, a minha irmã Gisele Ramos, a meu esposo Marinaldo Santana, a minha família, meus amigos, a todos que sempre me deram uma palavra de incentivo.


Hoje tenho um caso íntimo com espelho, amo ir na praia, sou outra mulher. Voltei a viver! Só digo uma coisa: super indico a cirurgia e essa equipe também. 

Nenhum comentário: